Apresentação

Realização/Organização: 


Patrocínio:


Apoio: 




O IV ENADIR tem como metas a geração de novos conhecimentos, a promoção e a elevação da qualidade da produção científica, o incentivo e o apoio ao encontro de pesquisadores(as) das ciências sociais, do direito e de áreas afins, advindos(as) das mais diferentes instituições de nível superior do país.
A proposta recebeu o apoio da CAPES e de Pró-Reitorias da USP quando da realização do I ENADIR (2009), II ENADIR (2011) e III ENADIR (2013).
Pretende-se que esta 4ª edição siga reunindo pesquisadores(as) tanto consolidados(as) quanto em formação: os(as) primeiros(as) nas mesas e coordenação de GTs e os(as) segundos(as) apresentando trabalhos recentemente concluídos ou bem amadurecidos.
Um pressuposto que norteou as três edições anteriores do ENADIR e segue válido para esta é que, em função da relevância das produções teóricas e empíricas já existentes, a área deve receber apoio para seguir se consolidando, o que justifica um encontro nacional específico e periódico (bianual).

CONTRIBUIÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO
O IV ENADIR, no que se refere diretamente aos programas de pós-graduação, tem por principal finalidade contribuir para uma articulação mais permanente e sistemática entre antropólogos(as) do direito no Brasil, bem como entre esses(as) e seus/suas colaboradores(as) estrangeiros(as).
O IV ENADIR, assim como os três anteriores, também pretende incentivar que pós-graduandos(as) cursem disciplinas fora de seus programas de origem e que tal intercâmbio, além de repercussões pontuais já existentes, produza repercussões mais duradouras, tornando freqüentes as colaborações em bancas e a formulação de projetos conjuntos de pesquisa.

FINALIDADES DO EVENTO
A finalidade maior do IV ENADIR é produzir resultados qualitativamente significativos no interior da antropologia do direito, daí a previsão de mini-cursos, conferências e mesas não simultâneos para que todos(as) possam acompanhá-los e neles se encontrar.
Serão concomitantes apenas as sessões de GTs nas duas últimas manhãs. Nelas haverá apresentações de trabalhos orais com tempos bastante razoáveis para exposição e debates, o que não tem sido a regra nos grandes encontros acadêmicos. Pretende-se repetir a transmissão on-line das mesas, que tanto ampliou o alcance dos encontros anteriores.
Todo o material do IV ENADIR será disponibilizado on-line para os(as) participantes e demais interessados(as), inclusive os resumos de todas as falas e os papers completos selecionados para os GTs.
                                                 
HISTÓRICO RESUMIDO DOS ENCONTROS ANTERIORES
O I ENADIR (20 e 21/08/2009, FFLCH-USP), financiado pela CAPES e por três Pró-Reitorias da USP, reuniu, pela primeira vez em um evento específico da antropologia do direito, pesquisadores (as) de várias universidades do país. Em média, a sala de 80 lugares reservada às mesas contou com mais de 100 pessoas e nos 6 GTs foram expostos 90 trabalhos. Todas as mesas tiveram transmissão on-line.
II ENADIR (de 31/08 a 02/09/2011, FFLCH-USP) também obteve financiamento da CAPES e de quatro Pró-Reitorias da USP. Estiveram presentes, segundo as listas de assinaturas, 206 pessoas, sendo que 113 receberam certificado por terem participado de ao menos 4 das 7 atividades programadas. Praticamente todo o Encontro foi transmitido ao vivo pelo IPTV-USP e foram 2.318 os acessos ao longo de três dias. Houve dois conferencistas internacionais e 11 GTs com 110 trabalhos inscritos.

III ENADIR (de 28 a 30 de agosto de 2013, FFLCH, USP) seguiu obtendo financiamento da CAPES e de duas Pró-Reitorias da USP. Dos 243 formulários preenchidos on-line 117 o foram por proponentes de trabalhos e 126 por interessados(as) em acompanhar o evento. Nos dias do Encontro houve mais 32 inscrições e, em média, foram 95 os presentes em cada atividade. Praticamente todo o Encontro foi novamente transmitido ao vivo pelo IPTV-USP, com aproximadamente 200 acessos/dia. Houve dois conferencistas internacionais e 35 convidados (as) a palestrar em mesas, coordená-las e coordenar GTs. Realizaram-se 8 GTs nos quais 76 trabalhos foram apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário