EDITAL
IV ENADIR
Encontro Nacional de Antropologia do Direito
de 25 a 28 de agosto de 2015
FFLCH-USP
A
Comissão Organizadora do IV ENADIR torna público o presente edital e convida
pesquisadores[as] que investem na interface entre antropologia e direito a
apresentarem propostas de/em Grupos de Trabalho (GTs) e a fazerem suas inscrições
no evento.
1. Objetivo Principal
Reunir
pesquisadores(as), de diversos níveis de formação acadêmica e de várias
instituições e regiões do país, para debaterem as interfaces existentes e
possíveis entre antropologia e direito.
2. Valores das inscrições
Todos(as)
os(as) participantes do IV ENADIR deverão efetuar inscrições conforme
instruções que serão divulgadas até o início de abril em http://enadir2015.blogspot.com.br
e de acordo com a seguinte tabela:
15/04 a
30/05
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1º/06 a
31/07
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1º a 20/08
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No evento
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Estudantes
em geral
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R$ 50,00
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R$ 70,00
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R$ 90,00
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R$ 100,00
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Profissionais
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R$ 100,00
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R$ 140,00
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R$ 180,00
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R$ 200,00
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3. Procedimentos e requisitos para
a proposição de GTs
3.1. Interessados(as) em propor um GT deverão preencher, on line, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE GT, disponível entre 23
de março e 23 de abril de 2015 em http://enadir2015.blogspot.com.br
3.2. No campo “resumo” deve ser necessariamente
explicitada ao menos uma interseção entre antropologia e direito pertinente à
temática do GT, bem como devem estar preenchidos todos os campos obrigatórios.
3.3. Cada GT deverá ser proposto por dois/duas
pesquisadores(as). Quanto à titulação, ao menos um(a) deve ter título de doutor(a)
e o(a) outro(a) deve ser, no mínimo,
doutorando(a). Quanto à formação, ao menos um(a) deve ser graduado(a), mestre, doutor(a)/doutorando(a),
pós-doutor(a)/pós-doutorando(a) em antropologia e/ou ciências sociais.
3.4. Os(as) proponentes devem necessariamente
ter vínculo com instituições de ensino superior diferentes e que, preferencialmente, se situem em
distintos estados da federação.
.
4. Procedimentos da Comissão
Organizadora para a avaliação das propostas de GTs
4.1. Somente serão aceitas propostas que contemplarem todos os requisitos
indicados no item 3 deste edital.
4.2. Caberá à Comissão Organizadora do IV ENADIR avaliar e deliberar sobre as
propostas de GTs.
4.3. Caso haja propostas com objetivos convergentes, serão priorizadas as
que garantirem ao conjunto dos GTs a diversidade de linhas de pesquisa no campo
da antropologia do direito.
4.4. Os GTs
aprovados serão divulgados em http://enadir2015.blogspot.com.br
a partir de 08 de maio de 2015.
5. Procedimentos e requisitos para a
proposição de trabalhos a serem apresentados em GTs
5.1. Interessados(as) em propor um trabalho para que seja apresentado em um
GT deverão preencher, on line, entre 11 de maio e 11 de junho de 2015, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, disponível em http://enadir2015.blogspot.com.br.
5.2. O(A) proponente principal do resumo deve ser no mínimo graduando e,
caso o resumo seja selecionado, será responsável pela apresentação oral do
trabalho no GT.
5.3. No resumo deve necessariamente
estar explicitado o diálogo entre o trabalho proposto e a temática do GT indicado.
5.4. O(A) proponente principal poderá, nesta qualidade, enviar somente uma
proposta para um GT. Sua participação em outro GT só será possível na condição
de co-autor(a).
5.5. O limite de autores(as) por resumo é de três nomes, incluindo o
do(a) proponente principal, e todos deverão constar do FORMULÁRIO PARA
PROPONENTE DE RESUMO, conforme instruções nele constantes.
5.6. Se o resumo for selecionado e os(as) co-autores(as) também desejarem
participar do evento, deverão preencher o FORMULÁRIOPARA PARTICIPANTE NÃO EXPOSITOR.
5.7. Após enviado o FORMULÁRIO PARAPROPONENTE DE RESUMO não há possibilidade de substituir, incluir ou
remover autores(as), tampouco de mudar a ordem em que foram inscritos(as).
6. Seleção de Resumos
6.1. Uma pré-seleção dos resumos, que levará em conta sua adequação formal,
será feita pela Comissão Organizadora do IV ENADIR e somente serão aceitos
aqueles que contemplarem todos os requisitos indicados no item 5 deste edital
6.2. A Comissão Organizadora poderá redirecionar um resumo para outro
GT, que não o originalmente indicado pelo(a) proponente, em função da adequação
do tema, caso em que o(a) interessado(a) será previamente consultado(a).
6.3. A seleção dos resumos que levará em conta o mérito das propostas caberá
aos(às) coordenadores(as) dos GTs. Nesta etapa serão considerados como
critérios:
6.3.1. A qualidade teórico-metodológica da proposta;
6.3.2. Uma proporcionalidade entre pesquisadores(as) que se encontram em
distintos níveis de formação acadêmica.
6.3.3. A melhor distribuição possível de pesquisadores(as) por diferentes
regiões do país e instituições de ensino superior nas quais desenvolveram ou
desenvolvem atividades.
6.4. Serão selecionados, no máximo, 14 (catorze) trabalhos por GT (7 por
sessão).
6.5. A divulgação dos resumos selecionados estará disponível a partir de 1º
de julho de 2015 em http://enadir2015.blogspot.com.br
7. Envio de papers
7.1. Todos(as) os(as) autores(as) principais cujos resumos foram aceitos deverão enviar a versão final de seus papers até as 23h59' do dia 01/08/2015 (horário de Brasília). Os(As) que não o fizerem dentro do prazo não poderão apresentar o trabalho no GT.
7.2. O envio de papers dentro do
prazo também é imprescindível para a sua inclusão nos Anais do Evento e para
sua disponibilização no blog do evento e no site do NADIR.
7.2.1. O envio, portanto, implica a concordância com a publicação dos papers nesses canais e a
responsabilidade do(a) autor(a) pelo conteúdo do texto.
7.3. Os requisitos formais para envio dos papers são:
7.3.1. O arquivo com o paper completo, em formato PDF, deverá ser encaminhado exclusivamente pelo sistema on-line do evento, através da área restrita do(a) autor(a) principal, ou seja, daquele(a) que submeteu o resumo ao GT. Para tanto, após a digitação de seu login e senha, basta clicar na opção "Submeter Paper" e seguir as instruções indicadas.
7.3.2. O arquivo deverá ser/ter:
a) Gravado em formato pdf.
b) Máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.
c) Páginas numeradas no canto inferior direito.
d) Gravado em tamanho A4
e) Margens: 2,5cm (as quatro por igual)
f) Fonte geral Times
New Roman tamanho 12
g) Alinhamento geral justificado
h) Espaçamento geral entre linhas 1,5cm (exceto para todas as notas de
rodapé e as citações com mais de duas linhas, as quais devem ter espaçamento
simples)
i) Parágrafos: 1,25cm
j) No alto da primeira página (que deve ser a primeira do texto), o
título (tal como registrado no resumo selecionado), com fonte tamanho 16, em
negrito e alinhamento centrado.
k) Em seguida ao título, nota de rodapé (Times New Roman tamanho 10) contendo a informação: IV ENADIR,
número e nome do GT em que o trabalho será apresentado.
l) Abaixo do título, nome(s) do(s) autor(es/as) em fonte tamanho 14, sem
negrito, em itálico, alinhamento à direita e, ao lado de cada nome, entre
parêntesis, a instituição de pertencimento.
8. Apresentações Orais nos GTs
8.1. Os GTs poderão ter uma ou duas sessões (manhã do dia 27 e/ou manhã do
dia 28/08/2015), dependendo do número de trabalhos aceitos e de papers enviados no prazo.
8.2. Cada sessão de um GT terá duração de 4h (240 min). Calcula-se que
havendo 7 expositores(as) por sessão, cada um(a) contará com 20 minutos para
sua apresentação oral, tendo cada coordenador(a) 20 minutos para seus comentários
(40 minutos para os[as] dois/duas coordenadores[as]), finalizando-se a
atividade com 60 minutos de debates.
8.3. Todas as salas contarão com projetor para Data Show, mas os(as) interessados(as) em usar esse equipamento deverão
levar seus próprios lap tops e chegar com antecedência de meia hora do
início da sessão (às 8h30) para testá-los.
9. Certificados
9.1. Os(As) participantes não expositores, devidamente inscritos(as), só terão
direito ao Certificado de Participação
se ao menos comparecerem a 6 (seis) das 9 (nove) atividades previstas:
1)
Mini-curso;
2)
Mesa de Abertura/ Mesa I;
3)
Conferência 1;
4)
Mesa II;
5)
um dos GTs;
6)
Conferência 2;
7)
Mesa III;
8)
Conferência 3;
9)
Mesa IV/ Encerramento.
9.2. Os certificados serão enviados, após o Encontro, pelo e-mail indicado
no formulário de inscrição.
9.3. Os(As) participantes que tiverem seus resumos selecionados, enviarem os
respectivos papers e comparecerem ao
GT receberão Certificado de Apresentação
de Trabalho na sessão em que se apresentarem.
9.4. Apresentadores(as) de trabalhos também poderão solicitar Certificado de Participação de acordo
com o previsto no item 9.1.
10. Programação Final
10.1. Os nomes dos(as) conferencistas e participantes de mesas redondas
(atividades cuja iniciativa e responsabilidade estarão sob a responsabilidade
da Comissão Organizadora) serão
divulgados em http://enadir2015.blogspot.com.br,
assim que se obtiver a confirmação de todos(as).
10.2. A partir da primeira semana de agosto, a composição completa dos GTs também
será divulgada nesse mesmo canal.
11. Financiamentos
11.1. A Comissão Organizadora envidará todos os esforços para garantir que os
deslocamentos e diárias de conferencistas, participantes de mesas redondas e
coordenadores(as) de GTs que não dispuserem de recursos de projetos para tanto sejam
garantidos pelo IV ENADIR
11.2. Caberá aos que forem apresentar trabalhos em GTs buscar financiamento
próprio.
12. Informações Adicionais
Outros
esclarecimentos e informações acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados
à Comissão Organizadora do IV ENADIR pelo e-mail enadir.usp@gmail.com e notícias serão constantemente atualizadas em http://enadir2015.blogspot.com.br
13. Casos Omissos
Caberá
à Comissão Organizadora avaliar e deliberar sobre casos omissos e situações não
previstas neste edital.
Sejam, desde já, todos(as) muito bem vindos(as) ao
IV ENADIR !!
Comissão Organizadora
São Paulo, 19 de março de 2015.
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