Edital

EDITAL
IV ENADIR
Encontro Nacional de Antropologia do Direito
de 25 a 28 de agosto de 2015
FFLCH-USP



A Comissão Organizadora do IV ENADIR torna público o presente edital e convida pesquisadores[as] que investem na interface entre antropologia e direito a apresentarem propostas de/em Grupos de Trabalho (GTs) e a fazerem suas inscrições no evento.


1.  Objetivo Principal
Reunir pesquisadores(as), de diversos níveis de formação acadêmica e de várias instituições e regiões do país, para debaterem as interfaces existentes e possíveis entre antropologia e direito.


2. Valores das inscrições
Todos(as) os(as) participantes do IV ENADIR deverão efetuar inscrições conforme instruções que serão divulgadas até o início de abril em http://enadir2015.blogspot.com.br e de acordo com a seguinte tabela:

                       
15/04 a 30/05
1º/06 a 31/07
1º a 20/08
No evento
Estudantes em geral
R$ 50,00
R$ 70,00
R$ 90,00
R$ 100,00
Profissionais
R$ 100,00
R$ 140,00
R$ 180,00
R$ 200,00


3.  Procedimentos e requisitos para a proposição de GTs
3.1. Interessados(as) em propor um GT deverão preencher, on line, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE GT, disponível entre 23 de março e 23 de abril de 2015 em  http://enadir2015.blogspot.com.br
3.2. No campo “resumo” deve ser necessariamente explicitada ao menos uma interseção entre antropologia e direito pertinente à temática do GT, bem como devem estar preenchidos todos os campos obrigatórios.
3.3. Cada GT deverá ser proposto por dois/duas pesquisadores(as). Quanto à titulação, ao menos um(a) deve ter título de doutor(a) e o(a) outro(a) deve ser, no mínimo, doutorando(a). Quanto à formação, ao menos um(a) deve ser graduado(a), mestre, doutor(a)/doutorando(a), pós-doutor(a)/pós-doutorando(a) em antropologia e/ou ciências sociais.
3.4. Os(as) proponentes devem necessariamente ter vínculo com instituições de ensino superior diferentes e que, preferencialmente, se situem em distintos estados da federação.
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4. Procedimentos da Comissão Organizadora para a avaliação das propostas de GTs
4.1. Somente serão aceitas propostas que contemplarem todos os requisitos indicados no item 3 deste edital.
4.2. Caberá à Comissão Organizadora do IV ENADIR avaliar e deliberar sobre as propostas de GTs.
4.3. Caso haja propostas com objetivos convergentes, serão priorizadas as que garantirem ao conjunto dos GTs a diversidade de linhas de pesquisa no campo da antropologia do direito.
4.4. Os GTs aprovados serão divulgados em http://enadir2015.blogspot.com.br a partir de 08 de maio de 2015.


5. Procedimentos e requisitos para a proposição de trabalhos a serem apresentados em GTs
5.1. Interessados(as) em propor um trabalho para que seja apresentado em um GT deverão preencher, on line, entre 11 de maio e 11 de junho de 2015, o FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, disponível em http://enadir2015.blogspot.com.br.
5.2. O(A) proponente principal do resumo deve ser no mínimo graduando e, caso o resumo seja selecionado, será responsável pela apresentação oral do trabalho no GT.
5.3. No resumo deve necessariamente estar explicitado o diálogo entre o trabalho proposto e a temática do GT indicado.
5.4. O(A) proponente principal poderá, nesta qualidade, enviar somente uma proposta para um GT. Sua participação em outro GT só será possível na condição de co-autor(a).
5.5. O limite de autores(as) por resumo é de três nomes, incluindo o do(a) proponente principal, e todos deverão constar do FORMULÁRIO PARA PROPONENTE DE RESUMO, conforme instruções nele constantes.
5.6. Se o resumo for selecionado e os(as) co-autores(as) também desejarem participar do evento, deverão preencher o FORMULÁRIOPARA PARTICIPANTE NÃO EXPOSITOR.
5.7. Após enviado o FORMULÁRIO PARAPROPONENTE DE RESUMO não há possibilidade de substituir, incluir ou remover autores(as), tampouco de mudar a ordem em que foram inscritos(as).


6. Seleção de Resumos
6.1. Uma pré-seleção dos resumos, que levará em conta sua adequação formal, será feita pela Comissão Organizadora do IV ENADIR e somente serão aceitos aqueles que contemplarem todos os requisitos indicados no item 5 deste edital
6.2. A Comissão Organizadora poderá redirecionar um resumo para outro GT, que não o originalmente indicado pelo(a) proponente, em função da adequação do tema, caso em que o(a) interessado(a) será previamente consultado(a).
6.3. A seleção dos resumos que levará em conta o mérito das propostas caberá aos(às) coordenadores(as) dos GTs. Nesta etapa serão considerados como critérios:
6.3.1. A qualidade teórico-metodológica da proposta;
6.3.2. Uma proporcionalidade entre pesquisadores(as) que se encontram em distintos níveis de formação acadêmica.
6.3.3. A melhor distribuição possível de pesquisadores(as) por diferentes regiões do país e instituições de ensino superior nas quais desenvolveram ou desenvolvem atividades.
6.4. Serão selecionados, no máximo, 14 (catorze) trabalhos por GT (7 por sessão).
6.5. A divulgação dos resumos selecionados estará disponível a partir de 1º de julho de 2015 em http://enadir2015.blogspot.com.br


7. Envio de papers
7.1. Deverão enviar papers para o endereço enadir.usp@gmail.com , entre os dias 1º de julho e 1º de agosto, todos cujos resumos foram selecionados. Os(As) que não o fizerem dentro desse prazo não poderão apresentar o trabalho no GT.
7.1. Todos(as) os(as) autores(as) principais cujos resumos foram aceitos deverão enviar a versão final de seus papers até as 23h59' do dia 01/08/2015 (horário de Brasília). Os(As) que não o fizerem dentro do prazo não poderão apresentar o trabalho no GT.
7.2. O envio de papers dentro do prazo também é imprescindível para a sua inclusão nos Anais do Evento e para sua disponibilização no blog do evento e no site do NADIR.
7.2.1. O envio, portanto, implica a concordância com a publicação dos papers nesses canais e a responsabilidade do(a) autor(a) pelo conteúdo do texto.
7.3. Os requisitos formais para envio dos papers são:
7.3.1. Do campo “Assunto/Subject” da mensagem de envio do paper deverá constar: GT nº X + PAPER + nome completo do principal proponente do resumo (apresentador[a] do trabalho). Ex: GT 2 – PAPER – Carlos Augusto Rodrigues. (Não citar o título do paper).
7.3.1. O arquivo com o paper completo, em formato PDF, deverá ser encaminhado exclusivamente pelo sistema on-line do evento, através da área restrita do(a) autor(a) principal, ou seja, daquele(a) que submeteu o resumo ao GT. Para tanto, após a digitação de seu login e senha, ​basta ​clicar na opção "Submeter Paper" e seguir as instruções indicadas.
7.3.2. O arquivo deverá ser/ter:
a) Gravado em formato pdf.
b) Máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.
c) Páginas numeradas no canto inferior direito.
d) Gravado em tamanho A4
e) Margens: 2,5cm (as quatro por igual)
f) Fonte geral Times New Roman tamanho 12
g) Alinhamento geral justificado
h) Espaçamento geral entre linhas 1,5cm (exceto para todas as notas de rodapé e as citações com mais de duas linhas, as quais devem ter espaçamento simples)
i) Parágrafos: 1,25cm
j) No alto da primeira página (que deve ser a primeira do texto), o título (tal como registrado no resumo selecionado), com fonte tamanho 16, em negrito e alinhamento centrado.
k) Em seguida ao título, nota de rodapé (Times New Roman tamanho 10) contendo a informação: IV ENADIR, número e nome do GT em que o trabalho será apresentado.
l) Abaixo do título, nome(s) do(s) autor(es/as) em fonte tamanho 14, sem negrito, em itálico, alinhamento à direita e, ao lado de cada nome, entre parêntesis, a instituição de pertencimento.


8. Apresentações Orais nos GTs
8.1. Os GTs poderão ter uma ou duas sessões (manhã do dia 27 e/ou manhã do dia 28/08/2015), dependendo do número de trabalhos aceitos e de papers enviados no prazo.
8.2. Cada sessão de um GT terá duração de 4h (240 min). Calcula-se que havendo 7 expositores(as) por sessão, cada um(a) contará com 20 minutos para sua apresentação oral, tendo cada coordenador(a) 20 minutos para seus comentários (40 minutos para os[as] dois/duas coordenadores[as]), finalizando-se a atividade com 60 minutos de debates.
8.3. Todas as salas contarão com projetor para Data Show, mas os(as) interessados(as) em usar esse equipamento deverão levar seus próprios lap tops  e chegar com antecedência de meia hora do início da sessão (às 8h30) para testá-los.


9. Certificados
9.1. Os(As) participantes não expositores, devidamente inscritos(as), só terão direito ao Certificado de Participação se ao menos comparecerem a 6 (seis) das 9 (nove) atividades previstas:
1) Mini-curso;
2) Mesa de Abertura/ Mesa I;
3) Conferência 1;
4) Mesa II;
5) um dos GTs;
6) Conferência 2;
7) Mesa III;
8) Conferência 3;
9) Mesa IV/ Encerramento.
9.2. Os certificados serão enviados, após o Encontro, pelo e-mail indicado no formulário de inscrição.
9.3. Os(As) participantes que tiverem seus resumos selecionados, enviarem os respectivos papers e comparecerem ao GT receberão Certificado de Apresentação de Trabalho na sessão em que se apresentarem.
9.4. Apresentadores(as) de trabalhos também poderão solicitar Certificado de Participação de acordo com o previsto no item 9.1.


10. Programação Final
10.1. Os nomes dos(as) conferencistas e participantes de mesas redondas (atividades cuja iniciativa e responsabilidade estarão sob a responsabilidade da Comissão Organizadora)  serão divulgados em http://enadir2015.blogspot.com.br, assim que se obtiver a confirmação de todos(as).
10.2. A partir da primeira semana de agosto, a composição completa dos GTs também será divulgada nesse mesmo canal.


11. Financiamentos
11.1. A Comissão Organizadora envidará todos os esforços para garantir que os deslocamentos e diárias de conferencistas, participantes de mesas redondas e coordenadores(as) de GTs que não dispuserem de recursos de projetos para tanto sejam garantidos pelo IV ENADIR
11.2. Caberá aos que forem apresentar trabalhos em GTs buscar financiamento próprio.


12. Informações Adicionais
Outros esclarecimentos e informações acerca do conteúdo deste edital poderão ser solicitados à Comissão Organizadora do IV ENADIR pelo e-mail enadir.usp@gmail.com  e notícias serão constantemente atualizadas em http://enadir2015.blogspot.com.br

13. Casos Omissos
Caberá à Comissão Organizadora avaliar e deliberar sobre casos omissos e situações não previstas neste edital.


Sejam, desde já, todos(as) muito bem vindos(as) ao
IV ENADIR !!

Comissão Organizadora

São Paulo, 19 de março de 2015.

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